R$49 – R$169

Validation Day - Chamada de Ideias para Aceleração

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Terracota Coworking

Luverci Pereira de Souza, 545

Cidade Universitária

Campinas, SP 13083725

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Amigos que vão participar
Descrição do evento

Descrição

Chamada de ideias para aceleração da Soul Startups

A Soul Startups e a Soul Empreendedor estão em busca de boas ideias para entrarem em seus processos de estruturação, desenvolvimento e aceleração de startups ainda em 2017.

Buscamos por ideias de startups que envolvam baixo Capex, sejam escaláveis, preferencialmente B2B ou B2B2C, nos modelos SaaS, Plataformas, Apps, mas sem um foco específico em alguma vertical.

Se a sua ideia de startup não se enquadra exatamente nesses parâmetros, não se preocupe, pois representantes de outras aceleradoras e investidores estarão presentes e de olho nas ideias validadas.

As 3 melhores ideias se qualificarão para a próxima etapa do processo seletivo da Soul Startups

As ideias que tiverem as hipóteses do problema validadas durante o evento, serão julgadas por membros de um conselho de representantes da Soul Startups, Soul Empreendedor, Terracota, Fundo de Investimentos VC Conecta e Campanjos e as 3 melhores seguirão para as próximas etapas do processo, não mais concorrendo entre si.

As startups qualificadas receberão apoio da Soul Empreendedor para finalizar as validações do mercado e da solução e passarão por nova avaliação da Soul Startups.

As startups que conseguirem validar todas as hipóteses com êxito e forem avaliadas positivamente receberão uma bolsa integral para fazer a Estruturação Estratégica com a Soul Empreendedor e iniciar o programa de aceleração da Soul Startups.

Quais serão os nossos critérios de avaliação?

Nosso foco é desenvolver negócios escaláveis e repetíveis, que possam criar riqueza para os empreendedores e para todos os envolvidos em sua concepção e desenvolvimento, por isso, olharemos para 5 aspectos da startup e do mercado, nessa ordem de importância:

  1. O problema: O problema deve ser real e relevante. Isso significa duas coisas: Fomos capazes de localizar adotantes iniciais para a solução e a dor que eles sentem é grande.
  2. Desempenho da equipe: Apoiamos pessoas e não ideias. As ideias mudam ao longo do tempo, mas as pessoas precisam ser comprometidas com o projeto. Um fator crucial para nós será a dedicação e o entrosamento da equipe durante o desafio.
  3. Competências específicas: Não adianta ser comprometido e dedicado se não for competente para executar o que é preciso. Apoiamos empreendedores que tem condições de desenvolver as ideias propostas. Por isso, preferimos equipes a empreendedores individuais, mas também podemos juntar essas competências durante ou após o evento.
  4. Potencial de mercado: Essa é uma avaliação um tanto difícil, mas precisamos entender tanto a capacidade de difusão da solução, quanto o mercado total disponível para contrapormos aos riscos da empreitada.
  5. Inovação: Apoiamos ideias com diferenciais competitivos claros e que possamos posicionar preferencialmente fora das curvas de valor vigentes nos mercados alvo.

Por que não queremos ouvir Pitches como todo mundo faz?

Porque acreditamos que tração sempre fala mais alto; e preferimos ação à conversa. Nosso modelo de aceleração foca em tração e no relacionamento com investidores desde o primeiro dia. Por isso, não vendemos pitches, oferecemos oportunidades de negócio validadas aos nossos investidores, que não precisam fazer a chamada duo dilligence, porque temos processos claros e estruturados que deixam transparente a evolução das startups aceleradas.

Se você acredita que tem capacidade de entregar o que promete, nós iremos te ajudar a alcançar seus objetivos, mas se tem medo da verdade, aqui, com certeza, não é o seu lugar.

Aprenda na prática a validar suas ideias, e nunca mais se coloque em risco desnecessariamente

No formato de um sprint de 24 horas de imersão, colocaremos à prova ideias de negócios, utilizando para isso as metodologias consagradas para a validação do problema e sairemos em busca dos adotantes iniciais para as ideias trazidas para o desafio.

Startups em outros estágios serão aceitas?

O Validation Day foi pensado para empreendedores que ainda estão no estágio de ideação, entretanto, se você já tem uma startup e quiser participar, os conhecimentos adquiridos serão úteis para etapas futuras de desenvolvimento que envolverão a empatia e as pesquisas de design e você entrará no nosso radar e será conhecido por investidores.

Conheça outros empreendedores e players do ecossistema de startups

Esse será um evento de treinamento e execução de tarefas, mas haverá também espaço para networking e para o intercâmbio com mentores e empreendedores experientes e ainda a possibilidade de se esbarrar com algum dos investidores que passarão por lá para tomar uma cerveja com a gente.

Se você quiser participar apenas desse momento, compre os ingressos especiais no final da lista de ingressos.

No que o Validation Day vai te ajudar

  • A validar sua ideia na prática;
  • A elaborar uma Tese de Negócios;
  • A extrair as hipóteses e as premissas mais arriscadas da sua Tese de Negócios;
  • A desenhar cenários para compreender a jornada dos seus segmentos de clientes;
  • A preparar um experimento rápido e barato para testar as hipóteses e as premissas do seu modelo de negócios;
  • A preparar e rodar um Sprint Etnográfico;
  • A entrevistar os potenciais clientes sem enviesar suas respostas;
  • A potencializar a experiencia de entrevistas e aprender com seus segmentos de clientes;
  • A descarregar entrevistas, organizar as informações e analisar os resultados obtidos;
  • A criar personas através do entendimento do mindset dos seus usuários extremos; e
  • A identificar os adotantes iniciais da solução em meio aos vários perfis encontrados.

Programação

Sexta-feira -10/11

19h00 - 19h30 - Recepção

19h30 às 20h30 - Apresentação teórica

20h30 às 20h45 - Intervalo Coffee

20h45 até não aguentar mais

  • Definição da Tese de Negócios
  • Definição das premissas mais arriscadas
  • Definição do cenário do problema
  • Definição dos experimentos do dia seguinte

Sábado - 11/11

8h00 - 8h30 - Recepção e Cofee

8h30 - 10h00 - Mentoria para a preparação do Sprint Etnográfico

10h00 - 15h00 - Sprint Etnográfico

15h00 - 16h30 - Download dos resultados, análise e avaliação

16h30 - 18h30 - Apresentação dos resultados e experiências

18h30 - 21h30 - Happy Hour e Networking

Co-Organizadores

Soul Startups

www.soulstartups.com.br

A Soul Startup é uma Venture Builder e uma Aceleradora de Startups que trabalha desenvolvendo e acelerando startups e aproximando desde cedo empreendedores de investidores.

Através de sua metodologia focada no negócio e no mercado, preocupa-se tanto com os elementos da gestão, quanto da tração da startup, oferecendo apoio de especialistas do mercado e inteligência em modelagem de negócios, design de serviços e marketing estratégico para fazer sua startup crescer e escalar.

Terracota Coworking

www.terracota.co

Um ponto de encontro de inovação e empreendedorismo. Localizado no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, região conhecida como Vale do Silício brasileiro. Nossa rede de realizadores é única, por aliar empresas dos ramos de tecnologia e criatividade.

Combinando trabalho sério e informalidade, promovemos uma união fértil entre áreas tradicionalmente vistas como heterogêneas, criando uma plataforma de trabalho única.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Terracota Coworking

Luverci Pereira de Souza, 545

Cidade Universitária

Campinas, SP 13083725

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo