ARS200

Virada do ano No Vale da Utopia

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Vale da utopia

Palhoça, Santacatarina

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 30 dias antes do evento

Amigos que vão participar
Descrição do evento

Descrição

Valor ; 200,00
Conta Caixa Econômica "nem tanto" Federal
agencia: 0373
conta:00037132-8
digito: 13
Titular:Felipe Caparica Rocha
podendo pagar via boleto bancario, transferencia bancaria, compra oline, cartões de débito e cartões de credito, parcelado em até 12x
inclui:
- Transporte
- Campping
- Passeios guiados apé
- Morro da Toca - Praia da Pinheira
- Trilha da Pedra do Urubu
- Prainha - Praia da Pinheira
- Praia de Cima - Pinheira
- Praia de Baixo - Pinheira
- Praia da Guarda do Embau


levem estrumentos e oque quiser, muita alegria e disposição

chamem amigos, tios, cachorros, gatos e papagaios :D

vai rolar de tudo umpouco ! de sua ideia para agregar ao evento!...
41 995276354

para grupos de 5 ou mais pessoas haverá desconto de 10%


Vale da Utopia :

O Vale da Utopia é um lugar de imensa beleza. Está rodeado de mata atlântica e paisagem rural. Tem vista para a bela Praia do Maço e é atravessado por um riacho com pequenas lagoas de água doce.

A Praia do Maço tem 50 m de extensão, mas sua beleza é formidável. Está rodeada pelo Vale da Utopia e tem vista para a Praia dos Naufragados que está no extremo sul de Florianópolis, e vista para várias outras ilhas da região.

O Bar do Mema é a única construção da praia, e está aberto só na temporada. Serve uma boa variedade de comida e bebida e tem uma das melhores vistas da região.

No Vale da Utopia existem algumas grutas. A mais celebre é a da Rapinha, onde mora a mais de uma década Vilmar Godinho, quem escolheu a vida simples e o naturalismo. Existe também um camping não oficial, freqüentado por artesões e pessoal alternativo que escolhe a natureza para se hospedar. A poucos metros deste camping existe um penhasco de pedras sobre o mar de uma beleza rara. Vale à pena visitar o lugar.

Desde a Pinheira existem pelo menos dois caminhos para chegar ao Vale da Utopia e à Praia do Maço. O mais simples é seguir pela rua principal da Praia de Cima em direção oposta à Praia de Baixo Deve-se subir o morro uns 200mt, e pegar a primeira trilha que aparece à esquerda. Uma vez no topo do morro, pegar a esquerda no caminho.

Um parêntese no caminho é pegar uma pequena trilha que aparece à esquerda e leva a uma grande rocha, desde onde se tem uma vista deslumbrante da Pinheira, Ponta do Papagaio, Florianópolis, Maciambú, etc.

Continuando pelo caminho, logo de uns poucos metros se chega a um ponto onde se vê uma bela vista do Vale da Utopia desde cima. Pode-se alcançar o Vale pegando a primeira trilha à esquerda, na curva antes de começar a descer. Se pode também, ir até a parte mais baixa do caminho e caminhar por um gramado com vacas desde onde partem varias trilhas para a Praia do Maço, ao camping e ao penhasco. Pode-se seguir pelo caminho à direita e alcançar a Prainha ou até continuar em direção a Guarda do Embaú.

O outro caminho para chegar ao Vale da Utopia e a Praia do Maço é rodeando a Ponta das Andorinhas. A trilha começa no canto direito da Praia de Cima, e se deve caminhar até a ponta e continuar pelo lado de fora da mesma. Este caminho é recomendado para pessoas com melhor preparo físico, já que requer pular pedras grandes e pode ser perigoso por momentos.

Morro da toca:

O Morro da Toca separa a Praia de Baixo e a de Cima.
A faixa litorânea do morro tem uma extensão de aprox. 600mt e pode ser percorrida a pé por uma trilha de uns 20 minutos de duração. Pode-se iniciar a trilha no costão da Praia de Baixo ou no costão esquerdo da Praia de Cima. Sem importar por onde se inicie se deve caminhar por entre pedras por alguns metros, logo chegando um gramado pelo qual se faz a maior parte do caminho.

Outra trilha possível é a que leva ao reservatório de água da região (caixa d'água da Casan), no topo do Morro da Toca. A caminhada começa na rua ao lado da Igreja que está localizada em frente à Praça da Pinheira. O trajeto leva uns 20 minutos e se percorrem pouco menos de 500mt.
A caixa d'água está localizada no ponto mais alto da vila da Pinheira, desde onde se tem uma vista espetacular da Baixada do Maciambú, a baía da Pinheira, Ponta do Papagaio, Sul de Florianópolis e outras ilhas da região.

Pedra do Urubu:

A Pedra do Urubu é um mirante natural com umas das mais belas vistas da região de Palhoça. Desde o topo se vê boa parte da Baixada do Maciambú, incluindo a Praia da Pinheira, Praia da Guarda do Embaú, Ilha dos Corais, Praia da Gamboa, Siriú, Garopaba, Rio da Madre, Paulo Lopes e sua Lagoa, etc.

A caminhada leva aproximadamente meia hora. Sobe-se pela encosta do morro, e todo o caminho é em subida. Perto do topo existe um trecho de dificuldade acima da média. Além disto, a caminhada não é exigente.
A entrada da trilha está localizada à esquerda, logo após a última casa da trilha principal da Guarda do Embaú, que leva à Praia do Bar do Evori e ao Costão.

Após uns 5 minutos de caminhada se chega à primeira bifurcação, na qual se deve pegar a esquerda (se continuar pela direita se chega a Prainha). Uns 15 minutos mais adiante se encontra a segunda bifurcação. Nesta se deve pegar a direita. Logo, são mais uns 10 minutos até chegar ao mirante. Uns metros antes do topo existe um trecho com pedras e uma subida bastante íngreme.
No topo existem dois mirantes diferentes. Um à esquerda de fácil acesso, e outro à direita, onde, para subir a pedra se deve usar uma palmeira como apoio. Tenha cuidado ao subir neste ponto. É especialmente difícil.

Prainha da pinheira:

A Prainha ou como dizem os nativos, Praia da Gaucha Pelada é a única na região que não tem nenhum tipo de construção.

Suas ondas são bastante violentas, pelo que é procurada por surfistas. Graças a seu aspecto selvagem e o fato de que só se chega caminhando por trilha, geralmente esta deserta. No verão é um pouco mais visitada, mas geralmente tem menos gente que as praias da Pinheira ou a vizinha Guarda do Embaú.

Tem uma extensão de pouco menos de um km, e é extremamente bela. Esta rodeada por morro com mata nativa, dois belos costões e dunas.

O caminho ideal para ir a Prainha desde a Pinheira é seguir pela rua principal da Praia de Cima em direção oposta à Praia de Baixo. Deve-se subir o morro por uns 200mt e pegar a esquerda na primeira trilha. Um vez no final da trilha se encontra um caminho, no qual se deve pegar a esquerda.

Um parêntese na caminhada à Prainha é pegar a esquerda numa trilha que surge no caminho. Caminha-se uns 20mt por esta trilha chegando a uma pedra que tem uma maravilhosa vista de Pinheira, Ponta do Papagaio, Sul de Florianópolis, etc.

Voltando ao caminho a Prainha, este faz uma curva a direita e desce o morro com vista para o Vale da Utopia. No final deste caminho há um grande gramado com uma cerca. Neste ponto já se vê a Prainha, à direita. Cruza-se a cerca, e se caminha pela trilha em direção a Prainha, a qual termina no costão norte da praia. Para retornar a Pinheira desde a Prainha se pode voltar pelo caminho descrito acima ou seguir até a Guarda do Embaú pelo costão sul, completando a volta ao morro. Neste caso é uma boa idéia visitar a piscina natural que está entre Guarda e Prainha. Uma vez na Guarda, se pode pegar o ônibus Paulotur de volta à Pinheira.

É importante levar água ao fazer esta caminhada, já que não há comércios onde comprar.

Praia de cima da pinheira:

A Praia de Cima é de uma beleza especial. Localizada ao leste da Praia da Baixo, tem uma extensão de 700mt , e está limitada pelo morro da Toca e a Ponta das Andorinhas.

Tem pouca onda, pelo que é bastante freqüentada por famílias com crianças pequenas.
O ambiente que reina no lugar é uma mistura de praia, pesca artesanal e rural, na Ponta das Andorinhas, com vacas e cavalos pastando. Além da maravilhosa vista, a Praia de Cima oferece belos lugares para caminhada, pequenas praias de pedra e areia e costões.

Uma bela caminhada, a partir da Praia de Cima, é pela trilha que leva ao extremo da Ponta das Andorinhas. Esta ponta avança centenas de metros mar adentro e tem no final enormes pedras, entre as quais se criam piscinas naturais segundo como esteja a maré.

Entre outras opções de esporte, se pode praticar mergulho na Ponta das Andorinhas.

A Praia da Cima está de frente para o norte, pelo que fica protegida do vento sul, fazendo desta, a melhor opção de praia nos dias em que predomina este vento, que pode ser incômodo segundo sua intensidade.


Para os que gostam de almoçar ou tomar algo em frente ao mar, a Praia de Cima é um bom lugar. Existem pelo menos dois bares que oferecem uma boa variedade de comida e bebida, além de sombra e uma belíssima vista para o mar. Outras opções de restaurantes podem ser encontradas a poucos metros. Para os que querem se alojar perto da praia, existem diversas pousadas e algumas inclusive com vista para o mar.

Praia de baixo da pinheira:

A Praia de Baixo está localizada no extremo sul da baía que tem 7 km de extensão e tem ao norte a Ponta do Papagaio.

Durante o verão é freqüentada principalmente por famílias, devido a suas águas extremamente calmas. Esta condição também faz desta praia ideal para esportes como natação, vela, windsurf, etc. A caminhada é uma das atividades preferidas nesta praia, dada sua extensão e o fato de que apresenta areia dura.

A proximidade da vila faz com que a praia tenha boa infraestrutura turística. Existem bares, restaurantes, pousadas, etc. a poucos metros da água e alguns até com vista para o mar.

Nesta praia nasceu a vila da Pinheira. Suas excelentes qualidades para a pesca atraiu pescadores que ali se estabeleceram. Algumas destas qualidades são uma baía bastante fechada onde ancorar e proteger os barcos, águas calmas desde onde sair com barcos pequenos e protegida do vento sul que pode ser duro nos meses de inverno.

A pesca é uma das principais atividades da praia, que tem dezenas de barcos, tanto ancorados como na praia, ou em ranchos de pesca. A época da pesca da Tainha representa uma festa para esta localidade. A quantidade de peixes capturados entre maio e junho é impressionante, fazendo a praia ferver com a movimentação.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Vale da utopia

Palhoça, Santacatarina

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 30 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo