Vivência PALHAÇAS, BEM VINDAS SOIS VÓS! - Retiro imersivo

Painel de ações

Vivência PALHAÇAS, BEM VINDAS SOIS VÓS! - Retiro imersivo

Por Cecília

Data e hora

sexta, 2 nov 2018 09:00 até domingo, 4 nov 2018 17:00 GMT-3

Localização

Fazenda Riachinho

Estrada Palmeiras - Vale do Capão Caeté-Açu (Palmeiras), BA 46940000 Brazil

Política de reembolso

Reembolsos até 30 dias antes do evento

Descrição


PALHAÇAS, BEM VINDAS SOIS VÓS!

O Riso que Habita o Ventre da Terra



Com Felícia de Castro

15 vagas

Quando: 02, 03 e 04 de novembro de 2018
Retiro Imersivo na Fazenda Riachinho (Vale do Capão – Chapada Diamantina – Bahia)

Inscreva-se: https://goo.gl/forms/P1jnThut7nEHWVfD3

Despertar o riso que habita o ventre da terra e mergulhar em um humor que não pertence ao intelecto, mas ao próprio corpo. A vivência Palhaças, Bem-Vindas Sois Vós é uma roda de amor que funciona como um suporte para encarar os desafios de desarmar-se e de expor a si mesma, que regem a arte da palhaçaria. O mergulho em ambos - palhaçaria e ritualidades do feminino - leva a mulher a descobrir-se como uma força da natureza e a revelar a expressão da sua beleza exuberante, que é inerente à terra.


Desenvolvida pela artista Felícia de Castro, que há dezoito anos é palhaça e promove cursos de formação em palhaçaria, a vivência foi criada a partir de um estudo prático de comicidade feminina. "O curso nasceu há nove anos, num momento em que Salvador tinha muitas mulheres buscando a palhaçaria, e eu era ainda uma das poucas referências de mulher-palhaça na cidade. Era inicialmente apenas para palhaças atuantes, mas reunir mulheres para mergulhar na libertação que vem da comicidade foi de uma força tão transformadora que o trabalho se mostrou muito mais abrangente e necessário.", explica.


Na Vivência, a busca e o desenvolvimento da palhaça e sua cena acontecem através do contato com aspectos do feminino que pertencem à terra fértil. O riso - como aspecto oculto e ancestral da sexualidade feminina - sempre foi instrumento de transformação e desde tempos antigos esteve presente em ritos associados à vida e à fertilidade.


Durante três dias de intensa atividade, trocas e mergulhos profundos, mulheres são convidadas a dançar sua natureza selvagem, aprendem a mover-se a partir da escuta dos impulsos íntimos e conectam-se com a criatividade e o movimento autêntico, com as outras e com o ambiente acessando a comicidade a partir de um estado de intensa consciência sensorial.


Segundo sua realizadora é uma prática teatral libertadora potencializada pelo mergulho curativo no feminino: "o foco do trabalho é artístico, não terapêutico. Mas é inevitável a consequência em autoconhecimento e crescimento pessoal. Também porque a arte que pratico e acredito é inseparável da cura e do ritual", conclui.


Felícia de Castro é mãe, atriz, palhaça, criadora e pesquisadora da arte-ritual, dos cantos, danças e imaginários das culturas brasileiras, e da palhaçaria pessoal alinhada à ritualidades do feminino. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Iniciada na arte da palhaçaria em 1999 pelo Lume Teatro.


RECIPROCIDADE`E FORMAS DE PAGAMENTO

*Inclui hospedagem no local da vivência + 3 refeições diárias (ovolactovegetarianas)

R$ 780,00 à vista (via transferência bancária)

R$ 870,00 parcelado (via cartão de crédito na plataforma Eventbrite)


*Para participar da Vivência não é preciso ter iniciação em palhaçaria.

Palhaças atuantes aproveitam o portal para criar.

Palhaças recém iniciadas mergulham nesse espaço para se desenvolver.

+ Info: umacigarra@gmail.com / 73 999160789 (whatsapp)

Organizado por

Vendas terminadas