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Público-alvo

O Curso de Comunicação e Diálogo destina-se a gestores, analistas e outros profissionais que sentem a necessidade de melhorar a sua comunicação e o diálogo interpessoal com o resto da equipe para aumentar a sua eficácia como líder.

Objetivos

O Curso de Comunicação e Diálogo tem como objetivo capacitar os profissionais na comunicação interpessoal para transmitir as mensagens de maneira clara, objetiva e interessante; Desenvolver a habilidade de dialogar e construir consenso entre pessoas com percepções distintas; Melhorar a comunicação no processo de alinhamento e execução de tarefas que exigem interação de vários gestores.

A comunicação clara e inspiradora é um elemento essencial do exercício da liderança. Um estudo realizado por uma consultoria de gestão apontou que mais de 70% dos problemas entre pessoas nas empresas provém da má comunicação. O ponto central da comunicação eficaz é se conscientizar de que a boa comunicação é aquela que é claramente entendida pelo receptor, não aquela é que magistralmente enviada pelo emissor.

Metodologia

•Laboratórios de Liderança: experimentos em que os participantes aplicam, exploram e recebem feedbacks dos pares sobre seu comportamento.

•Estudos de Casos e Role-play: análise de casos de comunicação para ampliar a visão sobre os conceitos e modelos.

•Problem-based Learning: levantamento e resolução de problemas reais dos participantes com a aplicação de ferramentas e guias.

•Apresentação com debate, vídeos, autodiagnósticos, entre outros.

Conteúdo programático

Habilidades de Comunicação

• Entender os elementos da comunicação no trabalho e seus desafios

• Diagnosticar os estilos de comunicadores e entender o seu estilo original

• Analisar os tipos de comunicação e praticá-los em situações diversas

• Aplicar diferentes métodos de comunicação organizacional

• Desenvolver o seu arsenal de práticas da comunicação eficaz

Comunicação na Equipe

• Discutir o papel da comunicação na gestão de pessoas

• Saber entender o desentendimento para esclarecer a mensagem

• Personalizar a comunicação um-a-um com técnicas de empatia

• Utilizar eficazmente a linguagem não-verbal em grupo

• Construir uma linguagem visual que facilite a compreensão da equipe

O Poder das Conversas

• Avaliar os fatores que determinam quem é ouvido e porquê

• Analisar diversos estilos de conversas e definir o seu estilo

• Aplicar técnicas de conversas produtivas

• Explorar a força do storytelling na liderança

• Lidar com as emoções das conversas difíceis

A Arte do Diálogo

• Conhecer o método Socrático e o uso de perguntas abertas e fechadas

• Construir um diálogo profundo em poucos minutos de interação

• Estimular múltiplas perspectivas na abordagem de temas complexos

• Aplicar as técnicas de indagação e argumentação

• Praticar a escuta ativa em reuniões da equipe

Liderança como Diálogo

• Proximidade: entender o estado mental e emocional

• Intimidade: como se dá o contato entre líder e liderado

• Interatividade: como o líder usa canais de comunicação

• Inclusão: como o líder desenvolve o conteúdo organizacional

• Intencionalidade: como o líder difunde a estratégia

Instrutor - Humberto Guimarães Neto

MBA em Negócios Internacionais pela Thunderbird School of Global Management, Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com extensão em Negociações Estratégicas pela Harvard Business School. Atuou em grandes empresas nacionais e internacionais, entre elas, BankBoston, Grupo Hoechst, BPI do Brasil, Amcham-SP e FCB Brasil. Atualmente é Gerente Geral, onde desenvolveu estratégias digitais, CMS, LMS, mobile, criação e gestão de conteúdo, redes sociais, vendas e comunicação para clientes como: Toyota, L’Occitane, Motorola, Laureate, Nestlé Purina, LVMH, MAZARS, Areva, GROHE, Kaiser, Whirlpool e Abyara.Como educador já desenvolveu treinamentos de negociação e comunicação para Empresas e Universidades, entre elas: TAM, BOSCH, VW, MAN, Itaú, Danone, Laureate, Unilever, Odebrecht, KPMG, Vivo, Pão de Açúcar, TozziniFreire, AbbVie, Hapvida, Claro, Louis Dreyfus, Nestlé, Multiplus, Motorola, TV Globo, Grendene, MetLife, Sirona, Paranapanema, Einstein, Siemens, Magazine Luiza, SulAmérica, MAZARS, WTC, São Camilo, Abramge, IFA7, iPL, IPOG, Ibmec e BSP – Business School São Paulo.

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