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Workshop Gestão Estratégica de Compras

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Negocie, compre e gerencie! Abasteça o negócio da forma certa com uma gestão de compras diferenciada

Benefícios aos participantes

Você estará pronto para estruturar um departamento de compras de sucessoFazer compras para o negócio é mais do que apenas adquirir aquilo de que ele precisa. É essencial encontrar bons fornecedores, negociar com eles, estabelecer contratos, manter sua validade e definir responsabilidades. Sem um fluxo claro, não dá para chegar ao sucesso.E já que o processo está ligado à cadeia de valor, o curso de Gestão Estratégica de Compras permite entender como estruturar o setor da forma ideal.Aprenda a negociar e faça mais com menosEm um ambiente cada vez mais competitivo, as empresas têm limitado seus recursos. Agora, os profissionais precisam entregar resultados melhores mesmo que não tenham a mesma quantidade de dinheiro de antes.Para os gestores de compras, o curso ensina como negociar de forma efetiva e que realmente gera desempenho positivo. Com os conhecimentos certos, fica fácil otimizar os preços dos contratos sem prejudicar a cadeia de valor.Alinhe as metas de eficiência ao budget e não perca oportunidadesTão importante quanto saber comprar é acompanhar os resultados e respeitar o limitado e temido budget. Com o curso de Gestão Estratégia de Compras, aprenderá a equilibrar tudo de forma alinhada e em busca do sucesso.Você se verá alinhando metas ao orçamento, o que garante que nada fique de fora dos contratos e ainda impede que o valor seja estourado.

Benefícios para a organização

Torne a empresa competitiva e favoreça sua continuidadeE já que o cenário é progressivamente desafiador, o curso faz com que você se transforme em uma engrenagem essencial rumo à diferenciação e competitividade. Com compras melhores e econômicas, o negócio se destaca dos concorrentes e apresenta condições adequadas.Essa é uma forma de garantir robustez e a continuidade no mercado e com cada vez mais valor agregado à cadeia de suprimentos.

Objetivos

Você compreenderá o papel do setor de compras e poderá montar um setor muito mais eficiente

Com todos os conceitos explorados no curso, os profissionais têm a chance de reconhecer e explorar o papel da área de compras. Isso é possível graças a 3 pilares:

● Conhecimentos e ferramentas necessárias para uma gestão adequada;

● Integração do setor de compras ao restante da empresa

● Realização de exercícios práticos.

Metodologia

Aulas expositivas teóricas com exercícios práticos.

Conteúdo programático

1. Visão Geral sobre Compras e Supply Chain

Compreender o papel de Compras na Empresa

Conhecer um conjunto de práticas em Compras Estratégicas, temas na agenda dos Gestores de Compras

2. Modelo de Gestão por Categorias de Compras (Category Management) e Introdução ao Strategic Sourcing

Compreender a importância da segregação em categorias de compras e de suas diferentes características para abordagem do mercado fornecedor

Conhecer a metodologia estruturada de abordagem estratégica do mercado fornecedor, os elementos necessários para a execução do planejamento estratégico de Compras e à priorização de categorias a serem trabalhadas

3. Strategic Sourcing e Gestão de Contratos (Contract Management)

Conhecer cada um dos passos da metodologia do Strategic Sourcing e o conceito de Custo Total de Aquisição

Entender o ciclo de vida de contratos com fornecedores, papéis e responsabilidades dos envolvidos

4. Gestão do Relacionamento com Fornecedores (Supplier Relationship Management) e Modelo de Operação de Compras: Organização, Processos e Tecnologia

Entender conceitos de integração e de ciclos de abordagem do mercado fornecedor

Conhecer referências de modelos de operação de Compras, alinhamento ao modelo de operação e estratégia da empresa e respectivo impacto às estruturas

5. Modelo de Operação de Compras: Processos e Indicadores de desempenho em Compras

Entender mecanismos que direcionam o modelo de operação de Compras, dimensões envolvidas e maneiras de compor indicadores de forma dinâmica para medir desempenho

Instrutor - José Carlos Roman

•Ex CPO LATAM e exManaging Director da Accenture Strategy.

•Especialização pela Dom Cabral e Kellog School of Management e MBA em Administração de empresas pelo IBMEC.

•Carreira desenvolvida em Supply Chain e Gestão de Negócios , com experiencia em: ProcurementDigital Transformation, Programas de redução de custos via ZBB e Sourcing, Risk e ContractManagement, Logística, etc.

•Forte habilidades em negociações complexas e é especialistaem analisar e revisar modelos de negócios através da liderança em processos de aquisição, vendas e start up.

•Líder da prática de Sourcing & Procurement para LATAM na Accenture

Experiência Profissional Selecionada:

•Empresa de varejo – lider global – O projeto foi desenvolvido em varias frentes. 1. Redesenhar o Modelo Operacional de Compras, 2.Programa de Redução de custos, 3. Seleção e implementação de solução de e-procurement para área de compras e 4.Revisão do modelo operacioal logístico e forma de contratação de transpoprte. Os resultados foram superados em 2,5 os valores acordados (+R$ 200MM).

•Rede Hoteleira - Com 6 unidades de negócios, 6 ERP’s diferentes e com mais de 1000 pontos de distribuição espalhados por todos os Estados brasileiros. O projeto, batizado de Fênix, foi dividido em 3 dimensões: Procurement Transformation, Strategic Sourcing e Ferramentas (e-Procurement, e-Sourcing). Para alavancar sinergias, houve integração entre Compras e Logística com o equilíbrio de todos os aspectos das regras operacionais, táticas e estratégicas da nova área de compras. Gerando benefícios em torno de 15%).

•Empresa de Telecomunicações - O projeto incluía identificar, medir e estabelecer um plano de ação para reduzir o TCO (Total cost of ownership), e redefinir o SLA (Service level of agreement). O projeto foi um enorme sucesso com benefícios em torno de US$ 250MM.

•Empresa da Bebidas, líder global. O objetivo do projeto foi identificar as principais sinergias de compras , tanto nos aspectos do melhor modelo operacional, dimensionamento, e de redução de custos nos gastos com materiais diretos e indiretos. Além da concepção do novo modelo atingiu-se uma economia %, entre 5% a 12%, dependendo da categoria.

Entre outros projetos em empresas como: Walmart, C&A, Oi, Ambev, TAM, Vale, Telemig, GRSA, Alphaville, BrasilTelecom, Braskem, Carrefour, Nestle, Fibria, JBS, entre outros.

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