R$1.188 – R$1.398

Workshop & Oficina - Captação de Financiamentos para Projetos em Tecnologia...

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Espaço Fit Eventos

Peixoto Gomide, 282

Jardim Paulista

São Paulo, SP 01409000

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

Objetivo

O objetivo deste curso, composto por um workshop e uma oficina, é apresentar as principais fontes de recursos não reembolsáveis para financiamento de projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e capacitar os participantes para identificar e captar recursos para as diferentes fases de seus projetos.

No primeiro dia, serão apresentadas as principais agências nacionais e suas prioridades de financiamento (BNDES, Finep, CNPq, Fapesp, ANEEL outras). Também serão apresentadas as fontes internacionais de financiamento não reembolsável, onde empresas e universidades brasileiras podem captar recursos (BID, Horizon 2020, Google, Fund. Gates, Intel, outras).

O objetivo da oficina “Como Redigir um Projeto de TIC para Captação de Recursos” no segundo dia é capacitar os participantes para estruturarem seus projetos para inscrição nos principais editais brasileiros para projetos de TIC (BNDES, Finep e CNPq). O enfoque da oficina é prático, com exercícios e dinâmicas e é embasado nas prioridades e na análise dos resultados dos editais.

Saiba mais sobre recursos não reembolsáveis em Esclarecimentos Gerais, item 2 nesta página.


Público alvo

Empresários, gerentes e líderes de projeto, gestores e profissionais de empresas e startups de Tecnologia da Informação e Comunicação e todos interessados em obter recursos não reembolsáveis para o desenvolvimento de produtos, serviços e projetos.


Conteúdo

Primeiro dia - Workshop: Financiamento para Projetos de TIC.

1 - Fontes de financiamento não reembolsável para projetos de TIC

  • Tipos de financiamento: não reembolsável, crédito, equity crowdfunding e leis de incentivo;
  • Financiamento para a empresa x Financiamento para o projeto;
  • Leis e principais editais;
  • Fontes de fomento brasileiras: BNDES, Finep, CNPq, ANEEL, Fapesp, outras;
  • CT Info, FUNTTEL e outros fundos setoriais;
  • Fontes internacionais: BID, Horizon 2020, Google, Fund Gates, Intel, outras;
  • Horizon 2020 Funding;
  • Lei do Bem;
  • Embrapii;
  • Equity crowdfunding.

2 - Prioridades tecnológicas no financiamento a projetos de TIC

  • A transversalidade de TIC;
  • Transversalidade, interdisciplinaridade e multidisciplinaridade;
  • Etapa do desenvolvimento que pode ser apoiada;
  • TRL - Technology readness level;
  • Segmentos com mais aplicações de Internet das Coisas;
  • Tecnologias que contribuem para Internet das Coisas;
  • Internet das coisas na visão de BNDES, H 2020 e CNPq;
  • TIC na Fapesp;
  • Plataformas e Economia colaborativa;
  • Oportunidades em Inteligência Artificial;
  • Cidades Inteligentes;
  • Redes Sociais;
  • Big Data;
  • Chamadas conjuntas H 2020 e Brasil: Nuvem e Segurança, High Performance Computing, Plataformas Experimentais.

Segundo dia - Oficina: Como redigir um projeto de TIC para captação de recursos

1 - Critérios de seleção de projetos tecnológicos

  • Principais critérios;
  • Critérios implícitos de avaliação.

2 - Inovação - Critério principal do processo de seleção

  • Importância e atualidade da inovação;
  • Inovação segundo a Lei de Inovação;
  • Inovação tecnológica versus inovação mercadológica;
  • Projetos científicos e tecnológicos;
  • Inovação incremental;
  • Inovação disruptivas;
  • Inovação aberta;
  • Inovação - Análise comparada;
  • Inovação e estado da arte;
  • Pareceres de bancas de avaliação de bancas de avaliação da Finep.

3 - Inovação em desenvolvimento de software.

  • Desenvolvimento de software no Manual de Frascati;
  • Inovação em fábricas de software;
  • Fábricas de software e leis de incentivo fiscal;
  • Case: Inovação em redes sociais.

4 - Projeto e orçamento

  • Como identificar as oportunidades em um edital;
  • Linguagens e editais;
  • Dicas de redação;
  • Concisão, coerência e coesão;
  • Orçamento: o que pode ser financiado;
  • Equipe, parcerias e terceirizações;
  • Montando um cronograma de atividades e o seu orçamento;
  • O que é contrapartida e como calculá-la?

5 - Obstáculos e erros mais comuns

  • O fator tempo;
  • Ótimo versus Bom;
  • Erros comuns.

6 - Alguns formulários: BNDES, Finep e CNPq.


Metodologia

No primeiro dia de curso será realizado um panorama do setor de financiamento para projetos de TIC no Brasil e no mundo, onde serão apresentadas as prioridades, principais tecnologias apoiadas e cases.

No segundo dia, em formato oficina, os participantes vão estruturar seus projetos para os principais editais que apoiam TIC no Brasil: BNDES, Finep e CNPq.


Palestrante

José Afonso Oliveira Júnior


Datas

04.08.18 - Workshop e;
11.08.18 - Oficina.


Horários

Recepção e networking: 8:30h;
Início: 9:00h;
Término: 18:30h.


Materiais a serem entregues

Impresso: Apostila com slides da apresentação;
Digital: Apostila com slides da apresentação, Manual de Frascati e formulários dos principais editais do BNDES, Finep e CNPq.


Local

Espaço Fit Eventos
Rua Peixoto Gomide, 282 (próximo à estação Consolação do Metrô)
Jardim Paulista, São Paulo – SP


Investimento

Pagamento em até 12x
Hospedagem: dispomos de convênio com o hotel Blue Tree Premium Paulista (450m do evento). Reservas com desconto podem ser realizadas através do fone (11) 3147 7000 ou e-mails reservas.paulista@bluetree.com.br ou reservas1.paulista@bluetree.com.br . Informar “evento Value Weavers”.


Dúvidas e esclarecimentos

contato@valueweavers.com


Esclarecimentos Gerais

Recomendamos a leitura completa deste item. Nossa equipe está disponível para mais informações e orientações através do e-mail contato@valueweavers.com .

1) O que é um recurso não reembolsável e como ele pode ajudar na pesquisa e desenvolvimento do meu projeto?
Recursos não reembolsáveis são recursos financeiros, oriundos de agências de fomento nacionais (BNDES, ANEEL, FAPESP, CNPq,outras) e internacionais (BID, H 2020, Fundação Gates, Google, outras) destinados a investimentos em projetos inovadores, sustentáveis e de impacto social.
São popularmente denominados no Brasil como "fundo perdido" em decorrência das empresas tomadoras (pequenas, médias e grandes) não pagarem juros e não necessitarem realizar sua devolução para a agência investidora.
Podem ser utilizados para o pagamento de salários, aquisição de serviços, compra de equipamentos e materiais, viagens nacionais e internacionais, construção de laboratórios, entre outros, sendo aplicáveis nas fases de P&D, Projeto, Prototipagem e Testes, alguns atingindo o financiamento do 1o lote produzido.

2) Necessitamos de hospedagem. Há convênio com algum hotel próximo ao evento?
Sim. Dispomos de convênio com o hotel Blue Tree Premium Paulista (450m do evento). Reservas com desconto podem ser realizadas através do fone (11) 3147 7000 ou e-mails reservas.paulista@bluetree.com.br ou reservas1.paulista@bluetree.com.br . Para o desconto, necessário informar “Evento Value Weavers”.

3) Há desconto para grupos de participantes?
Sim. Entre em contato com nossa equipe de atendimento (contato@valueweavers.com). Neste caso o pagamento integral será realizado à vista por meio de depósito bancário. Os dados de cada uma dessas inscrições deverão ser preenchidos normalmente na plataforma Eventbrite com a seleção da modalidade de pagamento depósito bancário.

4) Como devo proceder para fazer o pagamento no local do evento ou por depósito bancário?
Proceda normalmente com a aquisição do ingresso e preenchimento dos dados na plataforma Eventbrite. Em dados de pagamento, selecione pagamento no local do evento ou depósito bancário. Por gentileza observar as instruções especificas para estas modalidades de pagamento.

5) Está inclusa no valor pago algum tipo de assistência ao meu projeto pré ou pós workshop e/ou oficina?
Não. A assistência ao seu projeto limita-se ao escopo acima e aos horários de realização do workshop e oficina. Para assistências em outros períodos e/ou escopos, por gentileza contate nosso profissional que estará presente nos eventos e/ou nossa equipe através do e-mail contato@valueweavers.com . Ainda a cerca deste tema, aos interessados divulgaremos durante todo o período de inscrição e pós workshop e oficina os editais para projetos de TIC através do grupo TIC - Financiamentos Nacionais e Internacionais de Projetos no LinkedIn.

6) Necessito de emissão antecipada da nota fiscal para que a empresa possa realizar o pagamento da minha inscrição.
Entre em contato com nossa equipe de atendimento (contato@valueweavers.com) e informe o número de inscrições, razão social e CNPJ. O pagamento deve ser recebido em até 10 dias corridos, observado que a inscrição será considerada válida a partir do recebimento do pagamento. Neste caso, preencha normalmente a plataforma Eventbrite com a opção de pagamento depósito bancário.

7) O que preciso apresentar para ingressar no evento?
Documento de identificação com foto. Caso o pagamento de sua inscrição tenha sido realizado com menos de 24 horas, recomendamos a apresentação do comprovante.

8) Como faço para cancelar o boleto gerado pela plataforma de inscrição?
O cancelamento será realizado automaticamente com o fim da validade do boleto, não sendo necessária nenhuma ação. Não há ônus de nenhuma natureza para esta operação para o participante.

9) Quais são minhas opções de transporte e/ou estacionamento para o evento?
O local do evento está a cerca de 700m da estação Consolação do Metrô. Há estacionamento no local e nas imediações (não incluso no valor do ingresso).

10) Quais são os restaurantes mais próximos?
Em frente ao local do evento há um restaurante para o almoço (não incluso no valor do ingresso) que oferece desconto para os participantes (mencionar "desconto para evento no Espaço Fit"). A região dispõe ainda de ampla gama de restaurantes.

11) Desejo participar do curso em uma próxima turma.
Entre em contato com nossa equipe de atendimento (contato@valueweavers.com). No e-mail informe o nome do curso, seus dados de contato (fone e e-mail) e número de participantes. Um formulário de inscrição será enviado pela nossa equipe por e-mail aos participantes.

12) A minha empresa deseja patrocinar e/ou apoiar institucionalmente o evento.
Entre em contato com nossa equipe de atendimento (contato@valueweavers.com). Temos benefícios exclusivos para apoiadores institucionais e patrocinadores.

13) Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?
Sim. Após o pagamento você receberá um ingresso, o qual poderá ser atribuído para outro participante em seu lugar. Entre em contato com nossa equipe caso não consiga alterar seu ingresso digitalmente (contato@valueweavers.com).

14) Posso atualizar as informações da minha inscrição?
Sim, altere digitalmente na plataforma ou informe as alterações através do e-mail contato@valueweavers.com.

15) Quais são os meios de pagamento disponíveis nesta plataforma?
Você poderá comprar seus ingressos pagando via cartão de crédito ou boleto bancário. Não se esqueça de que a entrada só será liberada com o pagamento efetuado.

16) O evento será transmitido pela internet?
Não.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Espaço Fit Eventos

Peixoto Gomide, 282

Jardim Paulista

São Paulo, SP 01409000

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo