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Política de estorno do Eventbrite
Os estornos ocorrem quando o titular de um cartão contesta uma cobrança junto da respetiva instituição financeira (normalmente, um banco ou empresa de cartão de crédito), que irá investigar se a cobrança deve ser feita ao titular do cartão (por ex., participante) ou se este tem direito a um reembolso. O primeiro passo do banco é pedir informações adicionais ao comerciante. Quando o cliente utiliza o Processamento de pagamentos do Eventbrite, o Eventbrite é o comerciante, o que significa que somos nós que gerimos os estornos em seu nome. Assim que o banco analisar a documentação tanto do titular do cartão como do comerciante (um processo que pode demorar até 120 dias), o banco decide se deve ou não reembolsar a cobrança. Pode reduzir o risco de estornos ao definir uma política de reembolsos clara e ao responder rapidamente aos pedidos de reembolsos.
Neste artigo
- Quando é que ocorrem os estornos?
- O que acontece quando o titular de um cartão faz um pedido de estorno para um dos meus eventos?
- Como posso reduzir o risco de receber estornos?
Quando é que ocorrem os estornos?
Para iniciar um estorno, o titular de um cartão contesta uma cobrança junto do seu banco ou empresa de cartão de crédito. O titular do cartão pode contestar uma cobrança por muitos motivos diferentes, mas estes são os mais comuns:
Não recebeu os serviços anunciados.
Foi-lhe dito que receberia um reembolso (mas não o recebeu).
Não reconhece a cobrança.
Importante: Podem ser feitos pedidos de estornos, mesmo que o evento tenha uma política "Sem reembolsos", e é especialmente provável que os estornos sejam pedidos se o evento tiver sido cancelado sem um reembolso ou crédito.
O que acontece quando o titular de um cartão faz um pedido de estorno para um dos meus eventos?
Embora nenhum processador de pagamentos possa garantir que os estornos não acontecerão, o Eventbrite ganha estornos a uma taxa superior à das normas do setor e tem uma equipa dedicada de especialistas em estornos que fazem a gestão dos estornos em seu nome, poupando-lhe tempo e, esperamos, reduzindo as suas perdas. É importante salientar que o Eventbrite não tem qualquer obrigação de combater os estornos que, na nossa opinião, tenham maior probabilidade de virmos a perder, ou aqueles que devem ser reembolsados de acordo com a sua política de reembolsos ou com os Requisitos da Política de Reembolsos do Organizador do Eventbrite.
Em alguns casos, o Eventbrite pode entrar em contacto consigo para pedir informações que nos irão ajudar a representar o estorno em seu nome. O nosso sucesso no combate aos estornos aumenta à medida que os criadores de eventos seguem as melhores práticas e respondem prontamente a estes pedidos. Iremos utilizar as informações que nos fornecer, juntamente com as informações que recolhermos dos detalhes do seu evento, para enfrentar o estorno, incluindo:
Comprovativo de que o pedido era legítimo
Evidências de que o participante esteve presente no evento
A política de reembolsos do seu evento
Assim que o banco analisar a documentação tanto do titular do cartão como do comerciante (um processo que pode demorar até 120 dias), o banco decide se deve ou não reembolsar a cobrança. Se o banco decidir a favor do comerciante, não há necessidade de mais medidas e o pedido não será reembolsado. Se o banco decidir a favor do titular do cartão, o banco irá emitir um reembolso e uma cobrança será adicionada à sua conta pelo montante total do pedido, menos a taxa de serviço do Eventbrite e a taxa de processamento de pagamento.
Quando o banco decide reembolsar a cobrança, o Eventbrite envia um e-mail para o endereço de e-mail da sua conta. Estes são os passos que deve dar em seguida:
Se o evento ainda não aconteceu, certifique-se de que está a ler os bilhetes ou a registar a entrada dos participantes através de um documento de identificação. Os bilhetes reembolsados não são válidos para o seu evento. Se o participante ainda quiser utilizar os respetivos bilhetes, instrua-o a comprar novos bilhetes. Não há forma de reverter um reembolso.
Se o evento já ocorreu, verá uma cobrança em cobranças e créditos no seu espaço de trabalho de Finanças. O valor cobrado dirá respeito apenas ao valor líquido do pedido. O Eventbrite abdica de todas as taxas de serviço e de processamento e cobre quaisquer taxas cobradas pelo banco.
O custo será cobrado no seu próximo pagamento. Se não houver pagamentos relativos a qualquer um dos seus eventos até ao fim do mês, a cobrança será faturada na sua conta. Veja mais informações em Ver e pagar faturas.
Como posso reduzir o risco de receber estornos?
Embora não seja possível evitar totalmente os estornos, pode reduzir o risco de os receber ao realizar os passos a seguir:
—Definir expetativas claras
É importante que os participantes saibam o que esperar do seu evento. Não se esqueça de:
Incluir detalhes precisos e relevantes na página do evento.
Se os detalhes do evento mudarem, informe os participantes por e-mail logo que possível para que tomem conhecimento das alterações e de quaisquer opções que esteja a oferecer em resultado dessas alterações.
Emita quaisquer reembolsos necessários através do Eventbrite diretamente para que tenhamos registo do reembolso e possamos fornecer esta evidência quando representarmos quaisquer estornos associados.
—Responder aos pedidos de reembolso logo que possível
Se os participantes pedirem um reembolso e não receberem resposta ou ficarem insatisfeitos com a sua resposta, é mais provável que apresentem um estorno. Para ajudar a evitar tal situação:
Responda a todos os pedidos de reembolso de imediato (recomendamos no prazo de 2 dias úteis). Quanto mais tempo aguardar para responder a um pedido de reembolso, maior será a probabilidade de vir a ocorrer um estorno.
Se receber um pedido de reembolso que não se enquadre na sua política de reembolsos apresentada e decidir recusar o pedido de reembolso, considere oferecer uma solução alternativa para dar resposta às preocupações do participante. Por exemplo:
Transferir um participante para um evento em que ele possa estar presente
Se oferecer uma alternativa, certifique-se de que mantém documentação escrita da oferta, especialmente se o participante concordar especificamente com a mesma. Se for relevante, poderemos pedir esta documentação para ajudar a contestar quaisquer estornos que se possam suceder.
Importante: Independentemente da sua política, e mesmo com uma política "Sem reembolsos", o Eventbrite espera que reembolse os participantes em determinadas situações, como no caso do cancelamento do evento. Para obter mais informações, consulte a Secção 4.3(g) do Contrato de Comerciante do Eventbrite e os requisitos da política de reembolsos do Eventbrite.
—Utilizar um endereço de e-mail que utilize regularmente
As notificações importantes, incluindo pedidos de reembolso dos seus participantes e pedidos da nossa Equipa de operações de estorno, são enviados para o endereço de e-mail principal na sua conta Eventbrite. Certifique-se de que o seu e-mail da conta Eventbrite é aquele que verifica regularmente para que não perca nenhuma destas notificações importantes. Pode encontrar instruções sobre como atualizar o seu endereço de e-mail da conta aqui.