Pular navegação principal
Conteúdo da página

Instituto Illuminante


A inovação sempre foi companheira fiel da humanidade. Estabelecemos domínio sobre nosso tempo e espaço impulsionando e impulsionados por novas formas de ser, estar e fazer. Agora, chegamos a um ponto de inflexão: as transformações tecnológicas se aceleraram no final do Século XX e nos primeiros anos deste novo milênio. Surgem daí oportunidades incríveis, mas também desafios.

Enquanto a tecnologia concentra capacidade socioeconômica e a globalização a espalha aos quatro ventos, por que aumentamos tanto as diferenças e lacunas entre certos grupos sociais, entre certos países? Por mais que a economia e a tecnologia estejam cada vez mais acessíveis, compartilhadas e colaborativas, certas vantagens (e desvantagens) competitivas parecem tão cumulativas e exponenciais. Por que será que às vezes a nossa crise parece endêmica e nós, sem saída? Já temos as melhores práticas; onde estão as próximas? Que futuro é esse que emerge no horizonte? 

Tomamos o imperativo ético e econômico de não mais mais ignorarmos o nosso entorno destino. Não podemos esperar que o departamento da boa vizinhança e cidadania cuide do bairro, nem que o departamento da vida boa dê para a gente o que a gente quer, precisa e merece. Acima de tudo, não precisamos deixar para os acasos ou as formalidades agenciarem nosso futuro a curto, médio e longo prazos. Não se replica cultura e ambiente, mas temos ideias para extrair aquilo que numa cultura local pode ser utilizado para potencializar e transformar um sistema de inovação. A gente é agente de inovação. A gente se conecta e aprende juntos que esses novos horizontes são feitos pela gente e para a gente. 

Cada centelha, cada fagulha de nova ideia é uma nova prática que se acende, se ilumina. E quando se sustenta, também ilumina a próxima, que se acende sucessivamente. O que antes parecia um piscar isolado, intermitente, ocasional, passa a ser um modus operandi sistêmico, uma cultura arraigada e pulsante de inovação. A gente vibra junto e se ocupa de fazer uma onda sustentável para criar futuros melhores. Não precisamos esperar por consenso ou condições ideais, nós somos o contexto e o pretexto, a isso somos leais. A gente quer fazer parte ativa em um recomeço, com pouco tropeço e muito apreço por esse negócio de viver melhor. Isso não tem preço, isso tem endereço: estamos indo avante, nutrindo a inovação para uma sociedade melhor. A gente se institui illuminante!

Por iluminarmos juntos, queremos conectar pessoas com perfis complementares que, pelo seu talento, criatividade e trajetória possam inspirar e transpirar inovação. Estamos comprometidos em desenvolver as habilidades daqueles que tem atitude empreendedora. Queremos falar de inovação questionando os nossos próprios modelos, acompanhando as experiências globais e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de ideias disruptivas.

Todos temos ideias, conversamos, trocamos email, debatemos nos grupos. Vemos, mostramos. Ensinamos, aprendemos. desenvolvemos. Nós buscamos um sentido e uma direção. Nós comunicamos, nós formamos comunidade. Informativos, eventos, pesquisas, projetos: a gente está dentro, a gente está no meio! Escolas, empresas, outros meios: estamos indo e os dispostos se atraem! Este é um chamado. Venha colaborar conosco! Se você sonha, pensa, acredita, quer, precisa, age assim: vamos juntos ser illuminantes!

Salvar este evento

Evento salvo