Pular navegação principal
Conteúdo da página

Mindfulness Rio UERJ - CEPESC

O Centro de Estudos , Pesquisa e desenvolvimento Tecnológico em Saúde Coletiva (CEPESC) é vinculado ao Instituto de Medicina Social da UERJ e tem reconhecida notória especialização na área de Saúde Coletiva.

Seus objetivos são promover e difundir a produção de conhecimento cientifico na área de Saúde Coletiva, bem como incentivar e facilitar a cooperação entre os pesquisadores das diferentes instituições que integram a área.

 

O  MindfulnessRio-UERJ nasceu da parceria entre o LIPAPS/UERJ  (Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária à Saude) e o PROCRIAR/UERJ (Programa  de Extensão Saberes e Práticas Criativas em Saúde) para desenvolver atividades de pesquisa, extensão e ensino de Mindfulness. Formado por profissionais de saúde de diversas origens, tem sua vocação mais especifica voltada para o desenvolvimento de tecnologias de cuidado, pesquisa e formação profissional em mindfulness para o Sistema Único de Saúde, sem prejuízo da realização de atividades outras tais como oficinas, eventos e cursos  de extensão. A oferta de atividades privadas visa suprir uma demanda crescente por espaços de desenvolvimento  profissional, pessoal e de rede de troca sobre atenção plena no Estado do rio de Janeiro  e adjacências. Nossas atividades desenvolvidas até o momento incluem:

  • Curso de formação de facilitadores de Mindfulness para profissionais do SUS;
  • Pesquisas de implementação de grupos de Mindfulness em serviços de saúde do SUS;
  • Grupos de Mindfulness com pacientes e profissionais do SUS;
  • Grupos de Mindfulness com alunos de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Workshops de Mindfulness, Compaixão e Autocompaixão
  • Café com Atenção Plena : atividade bimensal aberta e gratuita de compartilhamento de experiências em Mindfulness.

É com prazer que informamos nossa nova parceria com o MBPTI (Mindfulness Based Profissional Training Institute) da Universidade da Califórnia em San Diegopara a realização do encontro presencial da formação em Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) no Brasil, liderada pelos professores  Steve Hickman e Beth Mullighan em setembro de 2018 em São Paulo. Essa atividade, um retiro intensivo de 6 dias,  constitui-se na primeira etapa desta formação, que contem ainda duas etapas online, e que será titulada na sua finalização pela Universidade da California em San Diego (UCSD).

Salvar este evento

Evento salvo