Pular navegação principal
Conteúdo da página

Projeto Lavanderia

Projeto Lavanderia empodera e resgata a autoestima das pessoas em situação de rua em São Paulo

 

Casa na capital paulista vai oferecer serviços de lavanderia, banho, acompanhamento e facilitação pessoal e profissional. Em um espaço de convivência entre todxs.

 

 

Imagine um lugar onde os moradores de rua são olhados nos olhos, tratados com respeito e incentivados a reconstruir o amor próprio dentro da maior metrópole do país? O Projeto Lavanderia se propõe a ser o local dessas atitudes. Uma área que abrigará diferentes atividades capazes de resgatar a autoestima e dignidade que, muitas vezes, é perdida nas ruas.

 

O começo

 

A ideia surgiu em julho de 2016. Lucas Caldeira Brant, que já trabalhava com moradores de rua há quatro anos pela mobilização de nome Entrega por SP (www.facebook.com/entregaporsp). Ouvindo com frequência pelos amigos em situação de rua que a aparência e o mau cheiro são determinantes na deterioração das relações humanas. Que a falta de higiene adequada também afeta diretamente a ausência de oportunidades de emprego. Por isso, o Projeto Lavanderia surgiu com a proposta de oferecer um local para que essas pessoas possam lavar suas roupas e tomar banho. 

 

O Projeto Lavanderia vai oferecer também acompanhamento profissional nas áreas mais requisitadas pelos moradores de rua: advocacia, serviço social e psicologia. Essas necessidades foram percebidas por meio de conversas com milhares de moradores de rua ao longo dos anos (em São Paulo, até Setembro de 2017, mais de 37.000 pessoas). Para tornar isso possível, o Projeto Lavanderia está fechando parcerias com universidades e estudantes desses setores.

 

Desenvolvimento pessoal e profissional  

A mobilização do Projeto Lavanderia quer gerar impacto de longo prazo aos mais de 16 mil moradores de rua da capital paulista. No local, serão oferecidos cursos e facilitações com o intuito de desenvolver (aprender e compartilhar) habilidades pessoais e profissionais.

 

Recursos

 

A proposta do Projeto Lavanderia é gerar impacto positivo na sociedade de diversas maneiras, inclusive na sustentabilidade. 

 

Ao longo da construção dessa área, haverá a preocupação com a acessibilidade de deficientes físicos, traduções para outras línguas e em código braile. Já na parte estrutural, o projeto tem como objetivo criar um mecanismo para captação da chuva e uma estação de tratamento para poder reutilizar essa água, bem como painéis fotovoltaicos para energia solar e iluminação inteligente.

 

Iluminação inteligente, banheiros e vestiários funcionais e coleta seletiva de todo lixo produzido fazem parte também da preocupação do local.

 

O Projeto Lavanderia é uma proposta de integrar diversas realidades paulistanas, gerando impacto social e cultural. E ser autossustentável oferecendo:

- Parcerias;

- Prestação de serviços;

- Clube de associados;

- Espaço para eventos;

- Passeios turísticos;

- Financiamentos coletivos;

- Loja de produtos parceiros;

- Banho;

- Lavagem de roupas;

- Coleta Seletiva.

 

Por que estamos nessa?

 

Lucas Caldeira Brant é um entusiasta social da cidade de São Paulo. Em 2013, fundou o projeto Entrega por SP, que já sensibilizou mais de 60 mil pessoas de várias cidades brasileiras, como Campinas, Santos e Cuiabá. O Entrega por SP é uma mobilização social que acontece mensalmente e sensibiliza cerca de 300 voluntários e 1.300 moradores de rua na capital (até Setembro de 2017 o projeto mobilizou 5.500 voluntários e conversou com mais de 37.000 pessoas em situação de rua). As equipes voluntárias, com a proposta de sair da zona de conforto e se aproximar dos que hoje estão em situação de rua, saem para conversar, conhecer, entender as reais necessidades das pessoas e oferecer um kit (criado em colaboração com os moradores de rua) que possam ajudá-las a viver com mais dignidade. Sim: tanto o Entrega por SP quanto o Projeto Lavanderia são projetos construídos junto com os próprios moradores de rua.

 

 

Ao nosso lado, temos uma aceleradora (Worth a Million), uma consultoria (Big Waves of Love), uma agência de publicidade (Brocco) e um espaço de coworking (CaZa+). E 13 conselheiros das mais diversas áreas (educadores, psicólogos, músico que esteve em situação de rua, administrador, gerente de sustentabilidade, jornalistas, gestor ambiental e economista)

 

Mais inclusão. Mais conscientização. Propagando impactos positivos e fortalecendo ações para uma cidade mais humana. Somos nós: Projeto Lavanderia

 

www.facebook.com/projetolavanderia

Salvar este evento

Evento salvo