Imagem do perfil do organizador

Projeto Travessia - Estratégias em Inclusão

http://www.projetotravessia.com

Travessia: substantivo feminino

 

É tempo de fazer uma travessia e construir um mundo mais inclusivo, justo, ético e igualitário. Essa é a nossa missão! 

 

Somos uma empresa de impacto social (modelo Yunus) que tem por objetivo a criação e implementação de estratégias em inclusão em organizações.

 

Nossa metodologia, proprietária, é denominada 6Es, que consiste em 6 atitudes que devem permear toda e qualquer estratégia em inclusão: Empatia, Escuta Ativa, Educação, Engajamento, Ética e Eficácia Social. 

 

Toda e qualquer estratégia em inclusão criada pela Travessia, em qualquer pilar de atuação, contemplará os 6Es. 

Travessia

Vernā Myers, VP de Estratégia em Inclusão da Netflix, e uma das profissionais mais admiradas na área da D&I, afirma que: "Diversidade é convidar para festa, inclusão é chamar para dançar". E ela está certa.  

Porém, em um país como o nosso, muitas vezes, para incluir as minorias, precisamos ensiná-las a dançar. O Brasil é marcado por grandes desigualdades sociais. Grande parte da nossa população não consegue acessar serviços básicos, entre eles a educação. 

Se as pessoas nem sempre, pelas mais variadas razões, tem acesso às mesmas oportunidades, para que possamos fazer inclusão das minorias é preciso repensar programas e políticas de D&I, tendo em vista a história e a cultura do Brasil. 

 Por isso, muitas vezes, nossa fundadora, Mariana Deperon, diz: "Inclusão, no Brasil, é mais que chamar para dançar, é ensinar a dançar. Incluir é uma via de mão dupla, é sobre quem inclui e quem quer ser incluído e a educação tem que integrar toda ação em prol da inclusão, inclusive para que possamos nos despir dos nossos preconceitos, de vieses implícitos. Sem a educação, não transformamos pessoas. Sem transformar pessoas, não fazemos inclusão".