[Oficina] Allan Poe e Lovecraft - da literatura ao cinema

[Oficina] Allan Poe e Lovecraft - da literatura ao cinema

Por IMS Poços

Data e hora

sábado, 12 mai 2018 14:00 até 19:00 GMT-3

Localização

IMS Poços

Teresópolis 90 Jardim dos Estados Poços de Caldas, MG 37701058 Brazil

Descrição

IMS Poços oferece oficina sobre a influência de Poe e Lovecraft no cinema

Edgar Allan Poe (1809-1849) e H.P. Lovecraft (1890-1937) são inegavelmente os dois maiores escritores da literatura de horror dos Estados Unidos. Herdeiros da rica tradição do romance gótico britânico, que conheceu seu apogeu em fins do século XVIII, Poe e Lovecraft não tiveram reconhecimento crítico e popular em vida, mas postumamente. E o legado de ambos ganhou uma dimensão ainda mais assombrosa com as inúmeras adaptações de suas obras para o cinema, um filão comercial que vem sendo explorado por produtores do mundo inteiro desde o cinema silencioso.

A conexão entre a sétima arte e a produção dos dois escritores será debatida na oficina gratuita realizada pelo pesquisador Fernando Brito no dia 12 de maio (sábado) no IMS Poços. Às 14h, será projetado o filme A Orgia da Morte (1964), de Roger Corman, inspirado no conto “A Máscara da Morte Rubra”, de Poe.

Após a exibição, Brito fará uma breve introdução à obra desses dois autores fundamentais, identificando os elementos estilísticos e temáticos de sua poética macabra. O pesquisador também abordará a história das principais versões cinematográficas de seus contos e romances, em especial o célebre ciclo de oito filmes produzidos pela AIP e dirigidos por Corman.

Sobre Fernando Brito

Doutor em Literatura Inglesa pela Universidade de São Paulo, pesquisador, crítico de cinema e curador da Versátil Home Vídeo desde 2001. Ao longo de sua carreira, colaborou com diversas publicações, como a Sci-Fi News Cinema e o extinto Jornal do Vídeo.


Perguntas frequentes

Há exigências de idade mínima para entrar no evento?

Idade mínima de 16 anos.

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao IMS Poços?

Ônibus: o IMS Poços fica próximo ao Terminal de Linhas Urbanas.

Estacionamento: facilidade em estacionar nas imediações.

Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas?

Pelo e-mail ims.pc@ims.com.br ou pelo telefone (35) 3722-2776

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade.

Posso atualizar as informações da minha inscrição?

A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.

Minha de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos?

A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema?

Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.

Sobre Fernando Brito

Doutor em Literatura Inglesa pela Universidade de São Paulo, pesquisador, crítico de cinema e curador da Versátil Home Vídeo desde 2001. Ao longo de sua carreira, colaborou com diversas publicações, como a Sci-Fi News Cinema e o extinto Jornal do Vídeo.

Organizado por

O IMS Poços é composto por duas significativas edificações, um chalé centenário que abriga a administração e um charmoso café e um Centro Cultural com mais de 1.000 m² de área expositiva, distribuída em dois pavimentos.

O Centro Cultural foi projetado pelo Arquiteto Aurélio Martinez Flores e inaugurado em agosto de 1992. O projeto moderno e minimalista destaca-se na paisagem pela volumetria branca e pela ampla escadaria na sua fachada principal que também se faz imponente e parte do todo que torna a obra ainda mais bela e singular.

O IMS atua nas áreas da fotografia, música, literatura e iconografia e já recebeu diversas exposições entre elas: Marcel Gautherot, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas, entre outras. Já na área de literatura fomentou a produção local, tendo publicado obras como a do escritor Jurandir Ferreira, inclusive mantendo no local a biblioteca do escritor; a partir de 2017 também foi implantado o Clube de Leitura, que aborda as obras dos principais escritores brasileiros; Lygia Fagundes Telles, Ignácio de Loyola Brandão, Ana Miranda e Affonso Romano de Sant’Anna, são alguns dos escritores consagrados que já passaram pelo local. Na área da música foram realizadas diversas apresentações de artistas como Flávio Varani, Turíbio Santos, Flávio Augusto e Orival Bento Gonçalves, além de anualmente receber a Classe de Piano do Festival Música nas Montanhas, do qual surgiu o Projeto Jovens Pianistas, que tem colaborado com a formação de grandes concertistas.

Vendas terminadas