Seminário | A cultura oral e a arte como prática de conexão

Seminário | A cultura oral e a arte como prática de conexão

Ações e painel de detalhes

Gratuito

Data e hora

Localização

Instituto Ling

João Caetano , 440

Três Figueiras

Porto Alegre, RS 90470260

Brazil

Ver mapa

Seminário Zonas de Contato | A cultura oral e a arte como prática de conexão

Sobre este evento

Em uma parceria inédita, o Instituto Ling tem a satisfação de ser o apresentador do Projeto Educativo da 13ª Bienal do Mercosul, e um dos palcos de sua programação, reunindo uma série de atividades gratuitas, como oficinas, seminários e debates.

O seminário Zonas de Contato reúne nomes do cenário nacional e internacional, com distintas formações e experiências, para um diálogo ativo a partir do tema desta edição da mostra: Trauma, Sonho e Fuga. Com inscrições gratuitas e vagas limitadas, o terceiro encontro da programação recebe a coreógrafa Iaci Lomonaco e o artista inglês Tino Sehgal – que participará por videoconferência. A atividade será realizada no dia 27 de agosto (sábado), às 10h, no Salão do Instituto Ling, e contará com interpretação em libras.

No encontro, Iaci – colaboradora de Sehgal em diversos projetos – e o artista abordarão a cultura oral e a arte como prática de conexão, explorando os potenciais do corpo e métodos de interação que Sehgal desenvolve em suas obras. O público será convidado a realizar dinâmicas corporais e vocais relacionadas aos trabalhos This Element e Yet Untitled, que têm como foco estados meditativos.

Os inscritos na atividade deverão levar almofadas, pois o espaço não irá dispor de cadeiras – salvo em casos de necessidade por questões de saúde. Recomenda-se também que os participantes usem roupas e calçados confortáveis.

A programação ocorre em formato presencial com transmissão ao vivo no canal do YouTube da Bienal do Mercosul. O certificado de participação será emitido apenas para os participantes presenciais, mediante solicitação no e-mail educativo@bienalmercosul.art.br.

Sobre os ministrantes

Iaci Lomonaco é graduada em Administração e Economia (FGV-EAESP) e Artes Cênicas (Angel Viana – RJ), e mestre em Estratégia e Sustentabilidade (Universitá Commerciale Luigi Bocconi). Atuou internacionalmente no mercado financeiro e como consultora sênior das Nações Unidas, ajudando a criar, desenvolver e implementar estratégias sustentáveis para empresas e comunidades locais. Desde 2014, dirige e produz projetos interdisciplinares que visam criar novas formas de relação com o mundo por meio de experiências que não sejam apenas racionalidade e razão, mas que possam atravessar e ser atravessadas pelos contextos sociais, culturais, econômicos e políticos vigentes.

Tino Sehgal nasceu em Londres. Atualmente, vive e trabalha em Berlim. Desde o início dos anos 2000, Sehgal vem fazendo arte que incorpora a si mesmo e outras pessoas – que ele chama de “jogadores” ou “intérpretes” – em cenários encenados orquestrados em torno de movimentos, cantos ou conversas entre os próprios jogadores e com os espectadores. Sua abordagem parte de seu treinamento em dança e teoria econômica, e por sua crença de que nosso atual sistema de produção e consumo em massa é ambiental e socialmente insustentável.

SAVE THE DATE! Os próximos encontros serão realizados nos dias 17 de setembro, 22 de outubro e 19 de novembro. Em breve mais informações no site do Instituto Ling.

O Projeto Educativo da 13ª Bienal do Mercosul é uma realização da Fundação Bienal do Mercosul, Instituto Ling e Ministério do Turismo, com patrocínio da Crown Embalagens.

Compartilhar com amigos